Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)
Serviço recomendado para:
👨👩👦 Cidadão
Porta de entrada da Assistência Social que objetiva acessar e garantir direitos socioassitenciais aos usuários.
É importante saber
Oferece atendimento presencial
Exige apresentação de documentos
Exige pagamento de taxas
Avisos
Atendimento psicossocial individual toda quarta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
Como solicitar?
Presencialmente
Tempo de espera para atendimento: Conforme ordem de chegadaTempo para conclusão do serviço: 30 minutos
CRAS
7h30 às 11h30 13h às 17h
AV. Getúlio Vargas, 615, Centro
89880-000
Passo a Passo
1
Para agendar perícias, consultas,dúvidas INSS (auxílio-doença, auxílio-maternidade, aposentadoria, pensão), comparecer no CRAS. As recepcionistas fazem contato no 135 e auxiliam no que for necessário para efetivar a ligação.2
Para solicitar segunda via de Certidão de Nascimento/casamento/óbito (para maiores de idade), preencher a declaração de hipossuficiência (RG e telefone para contato). Observação: Se a Certidão de Nascimento for de Caxambu do Sul, ir direto no Cartório. Caso seja para menor de idade, procurar o Conselho Tutelar.3
Para solicitar isenção de custos para fotos para carteira de identidade e/ou autorização para isenção da emissão da carteira de identidade: - será realizado estudo sócioeconômico pelas técnicas do CRAS com a apresentação de Carteira de Identidad e CPF do beneficiário e demais integrantes da família,comprovante de endereço, de renda e de gastos da família, comprovantes de inscrição.4
Para participar das oficinas do Serviço de Proteção e Atenção Integral às Famílias (PAIF) e/ou Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV): - comparecer no CRAS para antedimento e cadastro.5
Para solicitar documento referente a auxílio-reclusão: - atendimento no CRAS para solicitar o documento a ser enviado à penitenciária.6
Para adquirir benefício eventual referente à cesta básica: - realização de estudo sócioeconômico pelas técnicas de referência mediante apresentação de carteira de identidade, CPF do beneficiário e demais integrantes da família, comprovante de renda e de gastos da família, comprovante de endereço, comprovante de inscrição no Cadastro Único, comprovante de bens e imóveis.7
Para solicitar atendimento domiciliar ou verificação através de denúncia: atendimento com as técnicas de referência junto ao CRAS. Em caso de verifica denúncias, informar nome, motivo, endereço com ponto de referência a ser averiguado. A visita será feita conforme prioridade, cronograma de atividades e disponibilidade de pessoal. Em geral, as visitas ocorrem na segunda, terça e quinta-feira.Custos
Nome | Valor |
---|---|
Isento | R$ 00 |
Informações Adicionais
Contato
33260041
33260041
Outras Exigências
- Demais documentos solicitados de acordo com o atendimento abaixo descrito.
Documentos
Documento | Apresentação | Vias(s) |
---|---|---|
Carteira de Identidade | Original | 1 |
CPF | Original | 1 |
Comprovante de Endereço | Original | 1 |
Comprovante de Renda | Original | 1 |
Órgão / Entidade responsável
- SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SDS
Atendimento preferencial
Lei Federal 10.048 / 2000
As pessoas em qualquer uma das situações abaixo tem a prioridade de atendimento garantida
por Lei.
- ✭ Portadores de Deficiência
- ✭ Idosos
- ✭ Gestantes e lactantes
- ✭ Pessoas com criança de colo
- ✭ Obesos